Guia Didático

Programação

 

 

Unidade
Semana
Conteúdo ou Atividade
UNIDADE A

Visualização de apresentação de slides com imagens ressaltando a importância de se conhecer os materiais de construção que se quer utilizar. Assistir apresentação de slides – Introdução aos Materiais de Construção.

Leitura e estudo da unidade A: Introdução aos Materiais de Construção. Assistir a animação Esforços Mecânicos.

Participar do fórum de apresentação

Realização de atividade: Materiais de construção: classificações, propriedades e esforços.

UNIDADE B

Assistir animação: Origem das Rochas.

Leitura e estudo: Noções de geologia.

Realização de atividade: Exercício de Fixação.

Visualizar a apresentação de slides com imagens de aplicações de pedras naturais.

Leitura e estudo do conteúdo: Pedras Naturais usadas como material de construção.

Realização de atividade: Exercício de fixação e Identificação de Pedras Naturais aplicadas em ambientes.  atividade com catálogos e imagens.

Participação no fórum proposto pelo professor.

Unidade C

Assistir a um vídeo mostrando a extração e beneficiamento de britas e areias.

Leitura e estudo do conteúdo: Agregados.

Realização de Atividade: de Pesquisa.

Leitura da reportagem sobre agregados miúdos.

Leitura e estudo: Propriedades físicas e ensaios com agregados miúdos. Assistir apresentação: Ensaios realizados com agregados miúdos.

Realização de atividade: Propriedades dos agregados miúdos.

Assistir apresentação: Para que servem as pedras britas?

Leitura e estudo: Propriedades físicas e ensaios com agregados graúdos. Assistir apresentação: Ensaios realizados com agregados graúdos.

Realização de atividade: Propriedades dos agregados graúdos.

Participação no chat: Encerramento da unidade C.

Unidade D

Assistir ao vídeo, mostrando as propriedades da argila como material de construção.

Leitura e estudo: Introdução aos materiais cerâmicos e blocos cerâmicos.

Leitura : reportagem sobre revestimentos cerâmicos.

Realização de atividade: Pesquisa de paredes de blocos cerâmicos.

Participação em fórum: patologia em revestimento cerâmico.

Leitura e estudo: Telhas cerâmicas.

Realização de atividade: Coberturas e telhados revestidos com telhas cerâmicas.

Assistir apresentação: Aplicações de revestimentos cerâmicos.

Leitura e estudo: Revestimentos cerâmicos.

Leitura complementar: Reportagem sobre revestimentos cerâmicos.

Realização de atividade: indicação de solução para situações propostas pelo professor.

Participação em fórum: Blocos Cerâmicos.

10ª

Leitura: Como se faz louças sanitárias.

Leitura e estudo: Materiais cerâmicos especiais.

Participação em chat: Encerramento da unidade D.

Unidade E 11ª

Assistir a um vídeo mostrando o comportamento dos diferentes aglomerantes aéreos, quando adicionados à agua.

Leitura e estudo: Aglomerantes Minerais e Aglomerantes Aéreos.

Realização de atividade: exercícios descritivo sobre aglomerantes.

12ª

Leitura: Você conhece a origem do cimento Portland?.

Leitura e estudo: Aglomerantes Hidráulicos.

Assistir apresentação: Imagens e informações técnicas sobre cimentos.

Realização de atividade: Exercícios sobre cimentos.

Participação em fórum: Avaliação da disciplina.

Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.