Unidade C – Agregados

C.3. Pedra Brita

C.3.1. Definições

A pedra brita é um agregado originado da britagem ou diminuição de tamanho de uma rocha maior, que pode ser do tipo basalto, granito, gnaisse, entre outras. O processo de britagem dá origem a diferentes tamanhos de pedra que são utilizadas nas mais diversas aplicações. De acordo com a dimensão que a pedra adquire após a britagem, recebe nomes diferentes. Bauer (2008) apresenta a definição dos principais produtos do processo de britagem:

C.3.2. Fabricação

O processo de fabricação da pedra brita começa com a extração dos blocos, que são fragmentos de rochas retirados das jazidas, com dimensões acima de 1m. A figura C.1. mostra um local de extração de blocos de rocha.


Esses blocos alimentam o britador primário, que é o equipamento responsável pela primeira diminuição de tamanho da rocha. O subproduto do britador primário é a bica-corrida primária, que pode ter aplicações específicas ou ser encaminhada ao britador secundário para dar continuidade ao processo de fabricação de pedras com tamanhos menores. Quando a fração maior que 76 mm é separada da bica-corrida primária, temos um tipo específico de pedra conhecido como rachão.

Após a rocha passar pelo britador secundário, onde ocorre mais uma diminuição de tamanho, temos a bica-corrida secundária. Em algumas britagens pode-se ter um terceiro britador. A bica corrida secundária passa por uma série de peneiras com diferentes aberturas, que separam o agregado conforme o tamanho dos grãos. Os fragmentos de rocha que ficam retidos em cada peneira são transportados por meio de correias para as pilhas de estocagem correspondentes a cada tamanho.

Dessa etapa resultam os seguintes produtos: pedrisco ou brita 0, a brita 1, a brita 2, a brita 3 e a brita 4. De acordo com NBR 7225, os tamanhos de grãos correspondentes a cada faixa obedecem aos requisitos da tabela a seguir:

NÚMERO

ABERTURA DE PENEIRAS DE MALHAS QUADRADAS (mm)

MÍNIMA

MÁXIMA

1

4,8

12,5

2

12,5

25,0

3

25,0

50,0

4

50,0

76,0

Petrucci (1982) apresenta uma classificação que se aproxima dos tamanhos comerciais dos agregados:

NÚMERO

TAMANHO DOS GRÃOS (mm)

MÍNIMO

MÁXIMO

0

4,8

9,5

1

9,5

19,0

2

19,0

25,0

3

25,0

50,0

4

50,0

76,0

5

76,0

100,0

A figura C.2 mostra o esquema geral do processo de britagem e a figura C.3 mostra a visão geral do processo de produção de uma britagem.

C.3.3. Principais aplicações dos produtos da britagem