Unidade E – Aglomerantes

Cal hidráulica

A cal hidráulica é um aglomerante cujo processo de fabricação é muito semelhante ao da cal aérea, ou seja, o material é obtido a partir da calcinação de uma rocha calcária. A diferença é o material de origem: uma rocha calcária que, natural ou artificialmente, contenha uma maior proporção de materiais argilosos.

Assim como a cal aérea, a cal hidráulica, depois de calcinada, deve passar pelo processo de extinção. Esse processo deve ser conduzido de maneira adequada, pois assim como estudaremos nos cimentos, a cal hidráulica possui silicatos em sua composição. Dessa forma, a água adicionada deve ser suficiente para promover a extinção do material sem, no entanto, provocar a hidratação precoce dos silicatos.

De acordo com Petrucci (1975), ao ser utilizada como aglomerante e misturada com água, a cal hidráulica processa seu endurecimento através de dois tipos de reação. O hidróxido de cálcio livre combina-se com o CO2 do ar e os compostos de cal e argila hidratam-se formando produtos resistentes à agua, os quais justificam o fato do material ser classificado como aglomerante hidráulico.

Apesar disso, Oliveira (2008) afirma que a cal hidráulica não é um produto adequado para construções sob a água, pois sua pega é muito lenta. Dessa forma, o produto é mais adequado a usos de menor agressividade, como na construção de alvenarias.