Unidade E – Aglomerantes

Outros aglomerantes

Alguns autores classificam os asfaltos como aglomerantes. Vamos falar desses materiais de maneira resumida, pois a grande maioria das aplicações que necessitam de aglomerantes faz uso dos tipos minerais, como o gesso, a cal e o cimento.

Oliveira (2008) define os asfaltos como produtos resultantes de matéria hidrocarbonada, de cor preta, presente em petróleos crus, nos quais se encontra dissolvido por óleos solventes. Quando esses óleos são removidos do petróleo cru obtém-se o asfalto. Segundo o mesmo autor, os asfaltos caracterizam-se por serem aglomerantes de forte ligação, rapidamente adesivos, altamente impermeáveis e de longa durabilidade. São utilizados principalmente em obras de pavimentação e de impermeabilização, entre outras aplicações.

  1. Segundo Oliveira (2008), os asfaltos podem ser classificados em 3 tipos, sendo cada tipo caracterizado da seguinte maneira:
    1. Cimentos Asfálticos: são obtidos a partir dos materiais residuais da destilação do petróleo, compostos por asfalto e óleo. Sua consistência varia de firme a dura em temperaturas normais, devendo ser aquecidos para se tornarem aplicáveis na forma de fluido. São classificados segundo a resistência que oferecem à penetração, determinada em ensaio específico.
    2. Asfaltos líquidos: são obtidos pela mistura de cimentos asfálticos com óleos (asfaltos de cura lenta - SC) e solventes (cura média - MC ou rápida - RC) e são aquecidos em temperaturas inferiores às do cimento asfáltico para o uso. São produzidos em diversas variedades e recebem a nomenclatura em função da cura (SC, MC ou RC) e da consistência (0- mais mole a 5- mais firmes).
    3. Emulsões asfálticas: são misturas líquidas e homogêneas de cimento asfáltico, emulsionantes e água, com a proporção de água variando de 30 a 45%, apresentando-se em colorações que variam do marrom-claro ao marrom escuro. De acordo com Silva (1985) as emulsões são classificadas de acordo com a rapidez em que ocorre a perda de água, também chamada de quebra ou ruptura.