Definição
- Base de Dados (BD) - É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Genericamente pode ser qualquer conjunto de dados , como por exemplo: uma agenda com os endereços de pessoas conhecidas, uma lista de elementos, um livro, apontamentos.
O objetivo de criar e manter uma BD são poder obter e utilizar os dados lá guardados: procurar a morada de uma determinada pessoa, saber o que foi dito nas aulas sobre um tema.
- Base de Dados - É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo.
Representação é livre;
Arquivos texto;
Às vezes provê informação.
- Banco de Dados - É uma coleção de dados relacionados, os quais são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado.
Obrigatoriamente provém informação;
Dados são representados segundo um padrão;
Pressupõe um sistema de gerenciamento.
Representação gráfica de uma Base de Dados.

Suporte à extração do conhecimento a partir de bancos de dados;
Suporte à manipulação dos dados, garantindo consistência e integridade dos dados;
SGBDs: Sistemas de Gerência de Bancos de Dados.
- SGBDs - coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.

- Autoinformação – Estas informações são armazenadas no catálogo do SGBD, o qual contém informações como a estrutura de cada arquivo, o tipo e o formato de armazenamento de cada tipo de dado, restrições, etc.
- Usuários - pessoas envolvidas, desde o projeto, uso até a manutenção. Dividem-se em três categorias: causais; novatos e sofisticados.
- Usuários causais - acessam o banco de dados casualmente, mas que podem necessitar de diferentes informações a cada acesso e utilizam sofisticadas linguagens de consulta para especificar suas necessidades.
- Usuários novatos – utilizam porções pré-definidas do banco de dados, usando consultas pré-estabelecidas que já foram exaustivamente testadas (programas);
- Usuários sofisticados - são usuários que estão familiarizados com o SGBD e realizam consultas complexas.
- Administrador de Dados (AD) - Desenvolve e administra centralizadamente estratégias, procedimentos, práticas e planos capazes de disponibilizar os dados corporativos necessários, quando necessários, com integridade, privacidade, documentação e compartilhamento.
Participa dos levantamentos de dados, e as regras de negócio da empresa. Elabora e/ou acompanha a confecção de modelos. Participa da compatibilização do planejamento de sistemas com os modelos lógicos.
- Administrador de Banco de Dados (DBA) - Em um ambiente de banco de dados, o recurso primário é o banco de dados por si só e o recurso secundário o SGBD e os softwares relacionados. A administração destes recursos cabe ao Administrador de Banco de Dados, o qual é responsável pela autorização de acesso ao banco de dados e pela coordenação e monitoração de seu uso, bem como da criação das estruturas, restrições e integridades, definidas no projeto.
- Linguagem de Consulta de Estruturada (SQL – Structured Query Language) - Para que possamos criar a estrutura de um banco de dados, controlar e manipular seu conteúdo, é necessário que exista uma ou mais linguagens que trabalhem com estas situações. Existem três definições para estas linguagens: DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados), DML (DataManipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados) e DCL (Data Control Language – Linguagem de Controle de Dados).
- Linguagem de Definição de Dados (DDL) - É a linguagem que permite a definção e manipulação de toda a estrutura de um banco de dados (campos, tipos, arquivos, etc). Essas definições de dados devem ser armazenadas em algum lugar no banco de dados. Dessa forma, são mantidas no DD (Data Dictionary - Dicionário de Dados).
EXEMPLOS:
CREATE (criar), DROP(deletar),ALTER (alterar)
- Linguagem de Manipulação de Dados (DML) – É a linguagem que permite aos usuários do banco de dados manipularem os dados. Com esta linguagem é possível inserir, alterar e excluir os dados nas estruturas criadas.
EXEMPLOS:
SELECT(seleção de dados), INSERT (inserção de dados), UPDATE(alteração de dados),DELETE (exclusão de dados)
- Linguagem de Controle de Dados (DCL) – É a linguagem/comandos que permitem ao administrador de banco de dados controlar o acesso aos dados deste banco.
EXEMPLOS:
GRANT: Permite dar permissões a um ou mais usuários e determinar as regras para tarefas determinadas;
REVOKE: Revoga permissões dadas por um GRANT.
- Dicionário de Dados (DD)- arquivo que contém metadados; isto é, dados acerca de dados. Este arquivo é consultado antes de dados reais serem lidos ou modificados no sistema de banco de dados.
