Objetivos de um BD
- Permitir a independência entre dados e programas
- Independência lógica - permite que a visão global dos dados se modifique sem que as aplicações existentes tenham que ser alteradas.
- Independência física - permite que a representação física das estruturas de dados se modifique de acordo com os requisitos de novas aplicações sem que as existentes tenham que ser alteradas.
- Permitir o controle de redundância de dados - controle centralizado dos dados das diversas aplicações que utilizam o banco de dados, podendo estabelecer procedimentos de controle e verificação e também podendo criar padrões.
- Garantir a integridade dos dados - duas ou mais aplicações podem vir a compartilhar um mesmo dado concorrentemente, portanto deve existir um mecanismo que garanta a integridade dos dados. A integridade também deve ser mantida através de logs de atualização possibilitando desfazer alterações corretas feitas por outras aplicações.
- Garantir a privacidade - garantir que o acesso aos dados possa ser controlada pelo administrador do banco de dados, garantindo a segurança dos dados contra acessos e modificações indevidas.
- Permitir a facilidade de criação de novas aplicações - sendo o banco de dados criado a partir de um modelo conceitual da empresa, ele deve constituir a base de dados necessária a todas as aplicações da empresa, dessa forma, podemos dizer que facilita a criação de novas aplicações.
- Segurança de dados – por ser constituída de informações da empresa, a segurança dessas contra perdas ou destruição deve ser um ponto importante. O banco de dados deve permitir cópias dos dados que possam ser restaurados parcial ou totalmente.
- Controle automático de relacionamento entre registros – efetuar o controle e manutenção do relacionamento entre registros. Em um banco de dados este controle deve ser automático, a partir da definição do esquema global da empresa.
- Otimização da utilização de espaço de armazenamento - devido ao grande volume de dados envolvidos em um banco de dados, que por sua vez utiliza espaço de armazenamento, que normalmente é limitado, podem ser utilizadas técnicas de compressão de dados e reaproveitamento automático dos espaços gerados por eliminações.