Unidade B - Modelo de Dados

Síntese

Banco de dados é um conjunto de registros(dados) dispostos em estrutura de tabelas que possibilita a organização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros de um mesmo fim.
Um banco de dados é normalmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Um SGBD adota um modelo de dados. O termo SGBD não é sinônimo de Banco de Dados, é apenas um sistema que auxilia na Administração das Bases de Dados.

Modelo de Dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. Em uma indústria, o modelo de dados poderia informar que o banco de dados armazena informações sobre produtos e que, para cada produto, são armazenados seu código, preço e descrição. Observe que o modelo de dados não informa quais os produtos que estão armazenados no banco de dados, mas apenas que o banco de dados contém informações sobre produtos.

Linguagem de Modelagem é utilizada para construir um modelo de dados, podem apresentar-se de forma textual ou em linguagem gráfica. Um mesmo modelo de dados pode ser representado de várias formas, essas representações são conhecidas como “esquema de banco de dados”. Um modelo de dados deve respeitar o nível de conhecimento dos usuários que deve atender, para um usuário final. O modelo não deve conter detalhes técnicos de implementação que serão necessários para um usuário mais avançado do sistema.

Modelo Conceitual  registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como esses dados estão armazenados em nível de SGBD. A técnica mais difundida de modelagem conceitual é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nessa técnica, um modelo conceitual é usualmente representado através de um diagrama, chamado diagrama entidade-relacionamento-DER.

Exemplo de um DER:

Modelo lógico -  É uma representação lógica das informações da área de negócios, não é um banco de dados, é independente do modelo físico. Este é o conceito chave da modelagem de dados lógica. Ele deve ser independente da tecnologia implementada. Os componentes desse modelo devem estar intimamente ligados aos negócios, não a tecnologia.

Um modelo lógico de dados para uso meramente operacional/transacional deve:

Exemplo de Modelo Lógico:

Modelo físico - No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Levam-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.