Unidade E - Modelo Lógico

Síntese

Modelo Lógico de Dados

Modelos de Dados

A modelagem de dados é o mecanismo utilizado para representar um conjunto de requerimentos de informações de negócio. É uma etapa fundamental  para a implementação de um sistema de informação.

Através da modelagem de dados é possível identificar as operações que deverão ser executadas pelo sistema bem como as informações e os dados que serão manipulados por ele.

Atualmente existem  três tipos de modelos de dados: o conceitual, o lógico e o físico.

Modelo Conceitual – Representa os conceitos e características do ambiente ignorando detalhes de implementação.

Modelo Lógico - Apresenta o Banco de Dados no nível do SGBD,  depende do SGBD que será usado.

Modelo Físico – Preocupa-se com os recursos necessários para armazenamento e manipulação dos dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física).

Modelo Lógico de Dados

     O modelo lógico de dados representa de forma lógica as informações referentes ao negócio e está desvinculado do SGBD. Tendo em vista que as tecnologias mudam muito rapidamente, este modelo deve ser independente da tecnologia, possibilitando assim que sua representação permaneça fiel às regras de negócio.

O modelo relacional foi definido por E.F. Codd em 1970. O modelo relacional está alicerçado em dois aspectos básicos: a álgebra que possibilita a manipulação dos dados nas tabelas e um mecanismo de definição de relações.

Cada entidade no Modelo  de negócio dá origem a uma relação. Neste caso, o nome da relação é o nome lógico da entidade. As propriedades da entidade tornam-se atributos da relação e o identificador da entidade passa a ser chave primária da relação.

O Modelo Lógico de Dados deve primar pela integridade da base de dados e deve assegurar uma constante concordânciados dados com o mundo real que a base de dados deve representar. Um dos aspectos mais importantes relacionados com a integridade dos dados é a integridade semântica.

A integridade semântica deve assegurar que os dados armazenados estão coerentes em relação ao seu significado. Para isso, o conjunto das restrições de integridade deverá ser respeitado pelos dados da base.

Um modelo lógico de dados deve representar todas as informações necessárias para a criação de um banco de dados, onde as atividades operacionais das empresas possam ser controlada se armazenadas. Este modelo pode ser representado de várias formas diferentes, existem várias ferramentas no mercado que nos possibilitam fazer isso. O Modelo de Entidade Relacionamento (MER) é uma das técnicas mais usadas para representar um modelo lógico de dados.