Características
Modelagem de dados: objetiva transmitir e apresentar uma representação única, não redundante e resumida, dos dados de uma aplicação.
No mercado, o Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é o mais utilizado para representar as aplicações em um nível conceitual.
Modelo Entidade-Relacionamento(ER)
- Foi definido por Peter Chen em 1976, e teve como base a teoria relacional criada por E. F. Codd (1970).
- Ao longo dos anos, vários estudiosos evoluíram e expandiram este “metamodelo”.
Vantagens:
- Independente de detalhes de implementação em um SGBD.
- Pode ser mapeado para qualquer modelo lógico de BD.
- Facilita a manutenção do modelo lógico e a migração para outro modelo lógico.
- Também chamado de esquema ER ou diagrama ER.
Modelo Conceitual
É constituída de Entidades e Relacionamentos que permitem visualizar a essência do sistema, não sendo representados procedimentos ou fluxo de dados existentes.
Para realizar a modelagem conceitual, esqueça os procedimentos do sistema. Deve-se apenas relatar as informações pertencentes ao sistema.
Objetos Conceituais
Quando Peter Chen formulou a proposta do MER, baseou-a não na visão de um sistema de aplicação como princípio e sim na compreensão da realidade em que se situava o problema.
Chen dedicou-se a destacar a importância de reconhecer os objetos que compõem este negócio, independentemente de preocupar-se com formas de tratamento das informações, procedimentos, programas, etc. Ele classificou os objetos conceituais em 2 grupos: Entidades e Relacionamentos.