Unidade A - Introdução à linguagem

Importância da Programação Estruturada

A programação estruturada enfatiza-se nas rotinas praticadas em blocos estruturados, com procedimentos e funções por passagem de dados.

Segundo Schildt (1997), a característica especial de uma linguagem estruturada é o compartimentalização de código e de dados. Essa compartimentalização representa a separação de tarefas específicas em sub-rotinas. As sub-rotinas utilizam variáveis locais, desse modo como essas variáveis são temporárias, é possível realizar mudanças no conteúdo dessas variáveis sem refletir no restante do programa. Além disso, a utilização de sub-rotinas permite que programas escritos em C compartilhem facilmente seções de código. Com essa reutilização de código, programas levam menos tempo para ser produzidos, pois não precisamos reescrever algumas sub-rotinas novamente.

Uma linguagem estruturada suporta diversas construções de laços (loops), como while, do-while e for. Nesse tipo de linguagem, o uso de comandos como goto deve ser evitado, pois  fará com que o programa perca sua legibilidade.