Unidade A - Primeira semana introdução a redes de computadores
A.6. Meios físicos
Cabo Coaxial:
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
Par trançado:
É um tipo de cabo que tem um feixe de fios no qual eles são entrançados um ao redor do outro (de dois em dois) para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído é cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas.
Fibra ótica:
É um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Uma característica importante que torna a fibra ótica indispensável em muitas aplicações é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, pela razão de que não transmite pulsos elétricos.
Rádio terrestre:
Canais de rádio carregam sinais de espectro eletromagnético, pois não requer cabos físicos, para atravessar paredes, trazendo ao usuário uma mobilidade para conexão, podendo muitas vezes transmitir sinais a longas distâncias (esse tema será aprofundado na Unidade E).