A.5. Redes de acesso
As redes de acesso, enlaces físicos que conectam os sistemas finais aos roteadores, partindo de um sistema final até outro qualquer. De uma maneira mais simplificada veremos algumas redes de acesso.
- Dial-up:
Na década de 90, os acessos residenciais a Internet usavam redes dial-up, através de linhas telefônicas analógicas utilizando um modem para discagem. Atualmente muitas comunidades de difícil acesso a rede utilizam redes dial-up. O software utilizado disca a um número de telefone de um ISP (Internet service provider) que por sua vez atende autenticando o usuário e liberando um canal de 56 kbps (kilobit per second)
- DSL (Digital Subscriber Line):
É uma família de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências.
- HFC (Hybrid fibre-coaxial):
Enquanto que os enlaces dial-up e dsl utilizam a estrutura das empresas de telefonia o enlace de cabo utiliza a infraestrutura das empresas de TV a cabo. Quando utilizado este tipo de meio de comunicação a transmissão se dá de maneira compartilhada. Os modems dividem o cabo em dois canais, um de transmissão (downstream) e um de recebimento (upstream). Neste tipo de rede as fibras óticas saem das sucursais de TV até as caixas de distribuição, para serem divididas em cabos coaxiais até as residências.
- FTTH (Fiber-To-The-Home):
É uma tecnologia de interligação de residências através de fibra óticas para o fornecimento de serviços de TV digital, Radio Digital, acesso à Internet e telefonia. A fibra ótica é levada até as residências, em substituição aos cabos de cobre ou cabos coaxiais (utilizados em televisão a cabo). As residências são conectadas a um ponto de presença da operadora de serviços de telecomunicações.
- Ethernet:
É uma tecnologia de interconexão para redes locais (LAN), baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio do modelo de comunicação OSI e TCP/IP, estudados nas próximas unidades.
- WiFi:
É uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11.
|
 |
Para mais informações sobre as redes de acesso ver KUROSE, 2010.
| |
|
|