Unidade A - TOPOLOGIA DAS REDES

A topologia de uma rede descreve como os dispositivos são interligados fisicamente e como as informações trafegam pelos dispositivos da rede. Portanto a topologia de rede pode ser dividida em topologia física e topologia lógica.

A3.1 Topologia física

É a maneira como os cabos conectam fisicamente os micros, ou seja, a topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede.

Topologia de Barramento: é a mais simples das três, pois nela um PC é ligado ao outro, usando cabos coaxiais.

Topologia de Estrela: os micros são ligados entre si, mas por meio de um Hub usando cabos par trançado.

Topologia de Árvore: é equivalente a várias redes em estrela ligadas entre si. É o caso de conexões de vários hubs e switches. 

Topologia híbrida: é a utilização das várias topologias em uma mesma rede.

A3.2 Topologia lógica

É a maneira como os sinais trafegam através dos cabos e placas de rede, ou seja, a topologia lógica descreve o fluxo dos dados através da rede. Mesmo utilizando uma topologia física para a conformação da rede, podemos ter uma topologia lógica diferente.

A3.3 Métodos de comunicação

Unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino, ou seja, em comparação com o multicast, a entrega no unicast é simples, ponto-a-ponto.

Broadcast é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.