Objetivo Geral
Ao final desta disciplina o aluno será capaz de identificar e compreender conceitos relacionados ao
comportamento humano nas empresas a partir do estudo das Relações Humanas no Trabalho a fim de
desenvolver condições para a construção de conhecimento e reflexão para a tomada de decisão através
de relações interpessoais.
Habilidades
- Adquirir conceitos fundamentais das ciências humanas a fim de instrumentalizar-se teoricamente para a
construção do conhecimento sobre as relações humanas no trabalho.
- Identificar as principais transformações sociais contemporâneas que deram origem ao modo de produção
capitalista, à relação entre o homem e o trabalho no capitalismo, a fim de Identificar e compreender a
importância do conceito de trabalho e do trabalho nas Relações Humanas;
- Compreender as diferentes dimensões do trabalho, econômica, social e psicológica, a fim de adquirir uma
visão mais abrangente das relações de trabalho;
- Reconhecer conceitos e aplicações relacionadas à processos de comunicação, de motivação; bem como de
personalidade, liderança e organização;
- Compreender o comportamento humano nas empresas e a satisfação das necessidades humanas básicas a
fim de garantir condições para atuar nas relações humanas para a melhoria da qualidade de vida;
- Reconhecer diferentes paradigmas das relações interpessoais no mundo do trabalho a fim de desenvolver
condições para tomada de decisão em nível de projeto, através de relações interpessoais;
- Compreender a importância da gestão de equipes e gestão de negócios a fim de proporcionar
conhecimentos para a execução de trabalhos em equipe;