Unidade A - Introdução, histórico e tipo de sistemas operacionais

Visão de estudo

Quando pensamos em desenvolvimento ou estudo de um sistema operacional, precisamos considerar qual a abstração  que estamos fazendo, ou seja, por qual “ponto de vista” estamos analisando.

  1. O gerente de recursos
    Um computador é um conjunto, normalmente complexo de hardwares e periféricos, interconectados. Para fazer com que esta monte de hardware funcione, precisamos de um software que faça um gerenciamento eficiente destes recursos. Veja na citação abaixo a função do sistema operacional como um gerente recursos.

    "O trabalho do sistema operacional é oferecer uma alocação ordenada e controlada dos processadores, das memórias e dos dispositivos de E/S entre os vários programas que competem por eles" [Tanenbaum, 2010, p19].

  2. A máquina virtual
    Um computador é um conjunto, normalmente complexo de hardwares e periféricos, que trabalha em uma linguagem bastante complexa. Para que pudéssemos fazer uso eficiente e produtivo deste computador precisaríamos conhecer as linguagens de máquina de cada dispositivo – (processador, hd, disquetes, etc). Desta forma, precisamos do sistema operacional para fazer a tradução de toda esta linguagem de máquina para uma linguagem que seja humanamente possível de se trabalhar. Veja a citação abaixo:

    “O sistema operacional esconde do programador o hardware … e também oculta muitas coisas desagradáveis relacionadas com interrupções, temporizadores, gerenciamento de memória e outros recursos de baixo nível” [Tanenbaum, 2000. p 19].