Unidade A - Introdução, histórico e tipo de sistemas operacionais

Kernel

Kernel ou núcleo do sistema operacional é o local onde ocorre todo processamento pesado de um SO e via de regra, nós enquanto usuários (programadores ou não) não temos acesso a esta área. Para que se possa trabalhar, faz-se necessário uma interface de comandos que poderá ser em modo gráfica ou modo texto.

     a) modo texto: ambiente em que temos apenas uma shell – também conhecido como prompt de comandos. Neste modo, toda manipulação é feita por comandos digitados e executados pelo teclado. Não há botões ou mouse. A shell é largamente conhecida em sistemas operacionais Unix-like.
     b) modo gráfico: ambiente em que interagimos com o computador em um ambiente de trabalho gráfico, com botões, ícones, normalmente através de um mouse. Este ambiente se popularizou com os sistemas operacionais da família Windows. Outros sistemas, inclusive Unix-like, também dispunham deste modo de trabalho.

Salientamos que tanto a shell quanto o ambiente gráfico não fazem parte do kernel. Funcionam como uma aplicação que roda sobre o núcleo do sistema. Este conceito pode ser visto na figura A.2 que mostra um ambiente muito comum para sistemas operacionais da família GNU/Linux, em que podemos escolher qual ambiente gráfico ou shell nos adequamos mais.

¹ Marca registrada de Microsoft Corporation