Unidade B - Instalação de Sistemas Operacionais e gerenciamento de usuários

Processo de boot

Para iniciar, o computador precisa “bootar¹ (lê se butar) e “BOOT” é um termo usado para designar a carga de qualquer sistema operacional em um hardware.

Após os testes iniciais executados pelo POST – Power On Self Test do hardware, o computador procura por uma unidade com flag de inicialização (boot), esta unidade poderá ser um HDD; um CD/DVD; um bom e velho disquete ou até mesmo as recentes pendrives. Nestas unidades de disco, deverão conter pelo menos um programa instalador, que funcionará como um wizard, orientando a instalação do sistema operacional.

Vale salientar que cada fabricante/distribuidor de sistema operacional cria e distribui seu próprio instalador, desta forma, sempre encontraremos diferenças e particularidades entre estes programas. No entanto, os passos elementares serão sempre muito semelhantes.

Para que o boot seja possível, o computador precisa ser informado quais são as prováveis unidades de inicialização – esta configuração é feita no setup².

¹Outros termos usados : “dar boot”, “inicializar”

²Também conhecida por BIOS;

 

 

Hardware Manual Completo, Carlos Morimoto. Disponível em: http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/configuracao-bios-setup.html

 

 

Ao encontrar o disco inicializável, o computador carrega este boot e iniciará os passos da instalação

 

 

Todos os procedimentos deste curso serão executados em máquina virtual. Caso sejam feitos em um computador real, lembre-se de fazer uma cópia de segurança de seus dados particulares.

 

 

 

para fazer esta instalação será necessário o uso de um disco de instalação do Debian 6 – codinome Squezze que pode ser baixado do site do projeto. Diversos meios de obtenção do Debian estão disponíveis mas sugerimos que seja baixado e gravado pelo menos o DVD-1. Maiores informações em: http://www.debian.org/distrib/ - sugerimos que seja utilizado o DVD