Unidade B - Instalação de Sistemas Operacionais e gerenciamento de usuários

Gerenciamento de usuários

Gerenciar usuários é uma prática muito importante em qualquer sistema operacional, pois isso garante que todos os usuários terão suas personalizações e proteção dados. Além disso, o uso correto dos usuários – usuário comum para trabalho comum e root EXCLUSIVAMENTE para operações de administração - incrementam a segurança do sistema.

 

 

De acordo com o manual do kernel, núcleo do sistema operacional nunca devemos usar o nome root em vão: “Don't take the name of root in vain”

 

 

As operações de gerenciamento de usuários são operações de administração de sistema, logo, será necessário que você esteja logado como root. No entanto, como premissa de segurança, o root não loga no ambiente gráfico. Você deverá logar como usuário comum, criado no momento da instalação, abrir um terminal e trocar para usuário root com o comando su.

 

 

Guia Foca GNU/Linux, Capítulo 12 - Comandos para manipulação de contas disponível em http://www.guiafoca.org/cgs/guia/inic_interm/ch-cmdc.html

 

 

Gerenciamento de usuários:


  1. Criando usuários → o comando de criação de usuários é o adduser, ele adiciona um usuário, cria sua pasta de dados e uma senha – além de outras informações de usuário. Nos exemplos abaixo, são criados duas novas contas uma chamada maria e outra joao (observe que joao está sem acento porque é uma conta de usuário e não o nome de uma pessoa).
    # adduser joao
    # adduser maria

  2. Removendo usuários → o comando de remoção de usuários userdel remove o usuário escolhido do sistema, podendo apagar também seus dados pessoais.
    #userdel joao
    apaga o usuário joao PRESERVANDO sua pasta de arquivos pessoal /home/joao
    #userdel – maria
    apaga o usuário maria REMOVENDO sua pasta de arquivos pessoal /home/maria

 

Gerenciamento de grupos

Grupos é um mecanismo de gerenciamento em que agrupamos usuários por “afinidade” ou característica. Por exemplo, podemos ter um conjunto de usuários que pertençam a um grupo de professores e outro grupo de usuários que pertençam a um grupo de alunos. Alguns desses usuários poderão pertencer a outros grupos. Esse agrupamento de usuários será necessário para compreender o funcionamento do gerenciamento de permissões de arquivos da próxima unidade. Esta situação é representada no desenho 1, em que temos um grupo de professores, um grupo de alunos e um grupo de pesquisa formado por um aluno e um professor.

 

  1. Criando Grupos – O comando de criação de grupos addgroup cria um novo grupo no sistema. Todos os grupos criados estão vazios.
    # addgroup professores
    # addgroup alunos
    # addgroup pesquisax
  2. Associando Usuários a grupos – o comando que associa usuários a grupos.
    # adduser aluno1 alunos
    # adduser aluno2 alunos
  3. Removendo Grupos – O comando de remoção de grupos groupdel apaga grupos existentes
    # groupdel alunos

Os grupos apagados serão removidos do sistema, bem como todas as suas ligações com os usuários.