Gerenciar usuários é uma prática muito importante em qualquer sistema operacional, pois isso garante que todos os usuários terão suas personalizações e proteção dados. Além disso, o uso correto dos usuários – usuário comum para trabalho comum e root EXCLUSIVAMENTE para operações de administração - incrementam a segurança do sistema.
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As operações de gerenciamento de usuários são operações de administração de sistema, logo, será necessário que você esteja logado como root. No entanto, como premissa de segurança, o root não loga no ambiente gráfico. Você deverá logar como usuário comum, criado no momento da instalação, abrir um terminal e trocar para usuário root com o comando su.
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Grupos é um mecanismo de gerenciamento em que agrupamos usuários por “afinidade” ou característica. Por exemplo, podemos ter um conjunto de usuários que pertençam a um grupo de professores e outro grupo de usuários que pertençam a um grupo de alunos. Alguns desses usuários poderão pertencer a outros grupos. Esse agrupamento de usuários será necessário para compreender o funcionamento do gerenciamento de permissões de arquivos da próxima unidade. Esta situação é representada no desenho 1, em que temos um grupo de professores, um grupo de alunos e um grupo de pesquisa formado por um aluno e um professor.
Os grupos apagados serão removidos do sistema, bem como todas as suas ligações com os usuários.