Obter pacotes e resolver dependências manualmente não é uma prática muito simples e muito pouco praticada pelos administradores de sistemas Unix-Like. Já faz algum tempo, sistemas baseados em GNU/Linux oferecem um mecanismo mais avançado e bastante eficiente de instalação de pacotes baseado em repositórios.
Repositórios, também chamados de espelhos de rede online, são servidores que ficam disponíveis na internet em tempo integral, distribuindo pacotes. Para fazermos uso desses repositórios basta configurar nosso computador (que se comporta como um cliente) para “buscar” pacotes no endereço definido.
A configuração de repositórios em nossa máquina instalada com sistema operacional Linux é feita no arquivo /etc/apt/sources.list – como o próprio nome sugere, é onde informamos quais são as nossas fontes de pacotes para o programa apt-get. Para editar o arquivo, precisamos de acesso root e um editor de textos qualquer – vamos 'zerar' o arquivo e incluir nossas próprias configurações.
# gedit /etc/apt/sources.list
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
deb http://volatile.debian.org/debian-volatile lenny/volatile main contrib non-free
deb-src http://volatile.debian.org/debian-volatile lenny/volatile main contrib non-free
Em cada linha, temos diversas informações, a saber:
Dois outros servidores estão sendo configurados neste arquivo.
O gerenciador de pacotes apt-get trabalha com um banco de informações locais sobre os pacotes disponíveis e instalados. Sempre que uma modificação é feita no sources.list precisamos, OBRIGATORIAMENTE, atualizar este banco de dados local. O comando de atualização é:
# apt-get update
Este comando faz com que nosso computador conecte ao servidor configurado (no caso ftp.br.debian.org) e baixe a lista de pacotes mais atualizada – assim, o nosso computador fica atualizado, sabendo quais pacotes:
Como dispomos de informações atualizadas sobre nossos pacotes, podemos fazer atualizações regulares em nosso sistema operacional – essa prática é altamente recomendada e vai garantir a estabilidade e a confiabilidade do sistema instalado. Para fazer a atualização, utiliza-se o comando:
# apt-get upgrade ¹
¹ ATENÇÃO: O procedimento de atualização é demorado porque muitos pacotes serão atualizados. Certifique-se de ter disponível uma conexão de banda larga.
Para fazer instalações de pacotes com o apt-get, precisamos saber apenas o nome do pacote e a sintaxe da instalação. A sintaxe será sempre:
# apt-get install <nome do pacote>
Para o caso do programa joe testado anteriormente pelo método dpkg:
# apt-get install joe
Normalmente, a maior dificuldade dos administradores de sistemas é saber qual o nome correto do pacote a ser instalado. Para resolver este problema, o sistema apt-get oferece um mecanismo de busca por palavra aproximada – poderíamos então procurar por programas editores de texto similares ao joe. A diretiva de consulta é o search.
# apt-cache search <palavra ou parte da palavra a ser pesquisada>
Em nosso exemplo
# apt-cache search joe
Invariavelmente, podemos precisar remover pacotes – o apt-get faz a remoção também.
# apt-get remove <nome do pacote>
que remove apenas os binários – ou os executáveis.
ou ainda
# apt-get purge <nome do pacote>
que remove os binários e os arquivos de configuração.