Unidade D2 - Interoperabilidade e Antivírus

Introdução

Um sistema informatizado é composto por diversos aplicativos; são estes aplicativos que tornam o computador útil – e como visto na sessão anterior, o objetivo de um sistema informatizado é a produção (no sentido de viabilizar e agilizar o trabalho do homem). Em outras palavras, para que possamos trabalhar precisamos de aplicativos úteis à nossa atividade.

Se trabalhamos com textos, precisamos de um editor de textos; se trabalhamos com cálculo estatístico, precisaremos de algum programa específico e/ou uma planilha eletrônica; para design gráfico, editores gráficos. Ou seja, para cada atividade haverá uma ou mais ferramentas disponíveis.

O objetivo desta unidade é compreender o mecanismo de instalação/remoção (gerenciamento) de aplicativos (ou programas) em um sistema operacional Unix-like.

Todas as explicações e exercícios serão feitos focando o modo terminal de operação. Evidentemente, as mesmas atividades podem ser executadas no modo gráfico, no entanto, não raramente nos deparamos com situações em que não temos ambiente gráfico à disposição para trabalho ou recuperação de algum sistema.