Também são conhecidos como monotarefa, são os sistemas capazes de executar apenas um processo por vez, ou seja, nunca poderemos ouvir música enquanto digitamos um texto; basicamente, teremos que fazer uma atividade por vez. Isto é uma característica que certamente não desejaríamos em nossos computadores. Os sistemas monoprogramados são encontrados nos primórdios da história dos sistemas operacionais e o exemplo clássico é o DOS (PC-DOS de 1981).
Na figura E.1 verificamos a memória ocupada por apenas um programa. Verifica-se que o a memória é desperdiçada porque não é toda utilizada.
Também são conhecidos como multitarefa, são os sistemas capazes de suportar diversos processos em execução (ouvir música enquanto digitamos um texto). Sistemas são caracterizados por:
Na figura E.2, verificamos que a memória fica dividia entre vários processos. Observa-se um melhor aproveitamento do espaço de memória, mas há um aumento na complexidade do gerenciamento da memória.
O Windows NT é o primeiro sistema operacional da Microsoft com capacidade de multiprogramação – as versões Windows 95 e Windows 98 fazem uma emulação de multiprogramação.
Cabe ao sistema regular esta divisão de tempo e nos capítulos subsequentes vamos verificar como é possível (ou como é feita) esta multiprogramação.