O exercício a seguir tem como objetivo demonstrar a aplicação e o efeito do controle de prioridade na execução de processos em sistemas Linux. O Linux trabalha com prioridades que vão de -19 (MAIOR prioridade) a 19 (MENOR prioridade), sendo que Para isto será utilizada a máquina virtual preparada nas unidades anteriores.
Executar o comando ALT+F2 – e no campo executar aplicativo digitar glxgears, que irá abrir uma tela como a apresentada na figura F.2. Executar o glxgears DUAS VEZES, ficando com duas telas idênticas.
Abrir um terminal e digitar o comando $ top para monitorar os processos em execução;
Os processos glxgears irão competir pelo processador entre si e com outros processos.
O comando top mostra diversas colunas entre elas a coluna PID, que identifica o número do processo; a coluna NI que identifica a prioridade de um processo e a coluna COMMAND que identifica o nome do processo;
devemos conseguir “ver” dois processos chamados glxgears com PID's diferentes e prioridade 0;
Abrir um novo terminal e logue como root1 (ajustar na tela par que se consiga ver as duas telas glxgears, a tela do comando top e este novo terminal). O comando utilizado será o renice, que muda a prioridade de um processo em tempo de execução. Neste novo terminal, vamos modificar a prioridade de um dos glxgears em execução.
# renice -n 19 -p <PID ESCOLHIDO>
-n 19 é a menor prioridade possível que um processo pode ter;
-p <PID ESCOLHIDO> é o número PID do glxgears que você elegeu para o teste.
Execute o comando com diversas prioridades e observe anotando o que acontece.
-n 19
-n 10
-n 0
-n -10
-n 19
Pesquisar qual(quais) é(são) o(s) algoritmo(s) escalonador(es) dos sistemas operacionais abaixo: