Unidade I - Gerenciamento de I/O

Dispositivos de I/O

Verifica-se que existe uma grande diversidade de dispositivos de entrada  e saída para computadores. Diante desta variedade, podemos fazer algumas classificações:

Quanto a função

Armazenamento
Os dispositivos de armazenamento servem para armazenar arquivos – que representam dados de usuários ou programas de usuários. Nesta categoria, há uma variedade bastante grande de dispositivos, que por sua vês são encontrados em grande variedades de tipos, tamanhos, formatos. Estas características irão variar conforme a aplicação a que dispositivos se destina, no entanto seu funcionamento básico será sempre o mesmo. São exemplos de dispositivos de armazenamento:

Interface humana
Esta categoria de dispositivo tem por objetivo permitir que o usuário possa interagir com o sistema. Esta interação pode acontecer de diversas formas e novamente irá depender do objetivo da aplicação. São exemplos de dispositivos de interface humana:

Comunicação inter-máquinas
Esta categoria de dispositivo tem por objetivo viabilizar a comunicação ou a interação entre sistemas. Uma comunicação cliente/servidor; um sistema distribuído são exemplos de aplicações destes dispositivos. São exemplos de dispositivos de comunicação inter-máquinas:

Quanto a direção da comunicação

Outra classificação interessante é feita quanto ao sentido da comunicação.

Dispositivos de entrada
São dispositivos de entrada de informações em um sistema. Exemplo:

Dispositivos de saída
São dispositivos de saída de informações em um sistema. Exemplo:

Dispositivos de entrada e saída
São dispositivos que permitem tanto a entrada quanto a saída de informações em um sistema. Exemplo:

Quanto ao tipo de comunicação

Dentro de um computador, todas as informações (comandos ou dados) são binárias – e são expressas em bytes (1 byte é um conjunto de 8 bits). Tipicamente,  computadores modernos trabalham com larguras de barramento de 64bits ou 32bits.

Nossos dispositivos também podem ser classificados (separados) quanto a forma com que estes bits são transportados entre o dispositivo e o computador. Os dois principais tipos de comunicação de dispositivos com o computador são:

Paralelo neste tipo de comunicação os bits são enviados em paralelo (simultaneamente) por um caminho chamado barramento. Todas os bits saem e chegam ao mesmo tempo no no device.

São exemplos de dispositivos paralelos:

Serialneste tipo de comunicação os dados da comunicação são postos em uma “fila” e enviados um após o outro em um único fio (meio de comunicação);

São exemplos de dispositivos seriais:

 

 

Atualmente, muitos dispositivos estão sendo migrados para comunicação serial porque este padrão permite um aumento da frequência da comunicação com menor taxa de interferência.  Como consequência temos um melhor desempenho.