Unidade I - Gerenciamento de I/O

Interfaceamento

Um dispositivo, por qualquer que seja, nunca se conecta diretamente ao barramento do computador – sempre é necessário um hardware intermediário que faz o controle interno do dispositivo e cria uma  interface de acesso com o hardware. A figura I.1 procura representar isto.

Verifica-se na figura I.1 a representação hipotética de um computador com 2 devices, sendo um HD e uma Placa de rede. O device não está ligado diretamente ao computador; a ligação é feita através de uma interface, que faz a mediação entre o dispositivo e o computador.

Controladora

Toda interface precisa e uma controladora dedicada. Esta controladora é um processador que o fabricante do device projetou para que seja feito o controle da interface e do próprio device. A controladora conhece a arquitetura interna e os mecanismos de funcionamento do device.

A controladora apresenta ao sistema um conjunto de operações genéricas para manipulação dos dados do device; estas operações genéricas são solicitadas à controladora do device pelo sistema operacional. A controladora “traduz” o pedido do sistema operacional para ações de controle do device.  São exemplos de operações genéricas: