Formas de Avaliação
Conforme já mencionado na aula inaugural, a avaliação da disciplina de TAE prevê a realização de desafio, questionários, soluções de problemas referente a dimensionamento, e a apresentação de um projeto de uma Estação de Tratamento de Efluentes - ETE – dimensionada para a remoção de N e P e do projeto de gerenciamento de lodo dessa ETE.
1ª. avaliação
Questões para serem respondidas em 1 (uma) semana:
- Quais são os objetivos do tratamento terciário?
- Quais são os principais nutrientes a serem removidos no tratamento terciário?
- O que significa toxicidade em efluentes?
Projeto da ETE (avaliação final)
O trabalho prático previsto para ser apresentado ao final desta Disciplina pode ser entendido como uma continuidade do PROJETO da ETE realizado na Disciplina de Controle de Efluentes. Nesse novo trabalho, a ênfase é para a remoção de Nitrogênio e de Fósforo, onde os alunos poderão optar em otimizar a ETE existente ou propor novos equipamentos ou sistemas de tratamento. Além disso, deverá ser também apresentado a gestão de lodo gerado na ETE, com dimensionamento dos sistemas de adensamento/desaguamento e a indicação da provável destinação desse lodo.
A seguir será apresentada a descrição do trabalho prático:
- Deverão ser formados grupos onde cada um será responsável pelo dimensionamento de uma estação de tratamento de efluentes (individual ou no máximo de 4 alunos por grupo).
- Cada grupo pode escolher um tipo de efluente, porém, preferencialmente os grupos deverão seguir com o projeto iniciado na disciplina de Controle de Efluentes. NÃO serão admitidos mais de 2 grupos com o mesmo efluente. Caso não haja acordo entre os alunos, os temas serão sorteados.
- Cada grupo deverá apresentar o projeto em meio digital (em Word) contendo no mínimo: Objetivo, descrição resumida do processo produtivo, pontos de geração de efluentes, justificativa da seleção de equipamentos e sistemas de tratamento, memorial de cálculo e bibliografia.
- Cada grupo também deverá apresentar oralmente o resumo do projeto para o tipo de efluente estudado, preferencialmente em Power Point. A apresentação deverá ser de, no máximo 15 minutos.
- Após a apresentação oral, os alunos terão 1 semana para entregar a versão definitiva do PROJETO e da APRESENTAÇÃO, em meio digital.
Data da apresentação: na penúltima semana de aula