Unidade B -Tratamento Terciário

3.Osmose reversa

 

É um processo no qual a água se separa dos sais dissolvidos através da filtração em membrana semipermeável a uma pressão superior à pressão osmótica causada pelos sais dissolvidos nesta água. O princípio da osmose reversa ou inversa consiste em aplicar uma força bem superior à pressão osmótica no compartimento da solução concentrada. Ocorre a inversão de fluxo devido à pressão exercida no compartimento que contém solução concentrada, forçando a passagem de solvente e retendo o soluto.

A osmose reversa é utilizada na dessalinização e desmineralização de águas. Sua aplicação a efluentes é restrita, mas está em fase de ascensão.

Na maioria dos casos, são efluentes que contêm grande concentração de sais dissolvidos (cloretos, por exemplo) como salgadeiras de couro, de extração de petróleo, fertilizantes, tratamento de superfícies metálicas, etc.

O pré-tratamento previne a obstrução da membrana. Geralmente, é utilizada a precipitação química, carvão ativado, filtração, micro ou ultrafiltração. O rejeito é conduzido a um tanque de acumulação e evaporação.