Desaguamento significa diminuir a quantidade de água e aumentar a concentração de sólidos com o objetivo principal a redução do volume de lodo.
O desaguamento pode ser promovido por meios naturais ou mecanizados. Os processos naturais utilizam a evaporação e a percolação como principais mecanismos de remoção de água, já os processos mecanizados preconizam a aplicação de algum tipo de força para acelerar o desaguamento, como filtração e centrifugação.
Os processos naturais apresentam a vantagem de serem sistemas de simples construção e operação, porém demandam maiores áreas. Os sistemas mecanizados, por sua vez, ocupam áreas menores e a velocidade de desaguamento é maior, mas por serem sistemas mais sofisticados, o custo de implantação e operação são mais elevados.
Os principais sistemas de desaguamento são:
Para promover com sucesso o desaguamento de lodo, às vezes, dependendo do tipo de lodo, é necessário fazer o seu condicionamento. Mas o que significa condicionamento?
O condicionamento pode ser realizado com emprego de produtos químicos, com o objetivo de favorecer a agregação das partículas sólidas contidas no lodo, de forma a facilitar o desaguamento.
Os produtos normalmente utilizados são aqueles que também são comumente utilizados no tratamento primário:
Vejam a figura a seguir, que representa o lodo a ser desaguado.
O béquer à esquerda é o lodo bruto, extraído do adensador – o béquer da direita é o lodo após condicionamento, ou seja, após a aplicação de produtos químicos.
Dependendo do processo utilizado e do tipo de lodo, o teor de sólidos resultante do desaguamento pode variar entre 20 e 35%.