Unidade C - Tratamento de Lodo

Leitos de Secagem

São tanques rasos de alvenaria ou concreto, formando um tipo de caixa onde será colocada a camada drenante de brita e areia. Sobre a areia são colocados tijolos maciços sobre a areia para facilitar a remoção de lodo

A secagem se dá pela drenagem dos líquidos e também por evaporação, através da superfície exposta ao ar.

Quanto maior a incidência de luz solar, ventilação e menor precipitação e umidade do ar, mais rápido será o processo.

O lodo gerado na ETE ou o lodo adensado é conduzido diariamente (ou periodicamente) aos leitos de secagem, manual ou mecanicamente. O lodo deve ser distribuído de forma uniforme sobre toda a superfície do leito, para facilitar o desaguamento. 

A maior parte da água contida no lodo é perdida pela drenagem, sendo esse líquido conduzido novamente à ETE. Dependendo das suas características, o líquido drenado retorna ao tanque de equalização ou diretamente ao sistema secundário de tratamento. Em alguns casos, esse líquido pode ser ainda reutilizado como água de processo.

Dimensionamento básico

O dimensionamento de um leito de secagem depende do volume de lodo produzido diariamente e do tempo necessário para seu desaguamento. Estabelecido isso, calcula-se a área mínima necessária para promover o desaguamento de lodo até a obtenção da consistência projetada.

A Norma Brasileira NBR 570/1989 estabelece os critérios de dimensionamento, porém, é comum verificarmos leitos de secagem dimensionados por outros critérios.

As recomendações básicas são:

- O leito drenante é constituído por camadas de brita (20-30cm) e de areia (10-20 cm).

- A altura de lodo a ser desaguado é de 20 a 30 cm.

- O tempo de secagem pode variar muito, mas é usual prever entre 15 – 20 dias.

- Também é usual ter mais de 1 leito de secagem, para facilitar a operação, principalmente no momento da retirada do lodo desaguado.

Vejam um exemplo:

O volume de lodo adensado é 10 m³.d-1. Qual a área mínima necessária para o desaguamento desse lodo em leito de secagem?

  1. Determinem a altura de carregamento de lodo (h) = 0,25m
  1. Calculem a necessidade de área:

Adiária= V = 10 m³.d-1 = 40 m².d-1
        h     0,25m

  1. Selecionem o tempo de secagem: 15 dias (obs: nesse momento, é usual acrescentar mais 1 dia, que seria destinado à limpeza do leito de secagem: 15+1 = 16 dias)
  1. Calculem a área mínima:
  2. A total = Adiária x n° dias = 40 m2.d-1 x 16 dias = 640 m²

Compreenderam?