Unidade A – Movimento de Terra

Introdução

Olá pessoal, nossa disciplina de Tecnologia das Construções, será desenvolvida em sete unidades, procurando abranger as diversas etapas, na ordem lógica de uma construção.

A primeira destas unidades é referente às atividades de movimentação de terra, que vão desde o acerto do nível do terreno em função do projeto, as escavações para as fundações, até os aterros e reaterros.

Para tanto este material, antes de apresentar os itens determinados no conteúdo programático, primeiramente vamos começar a ter conhecimento de alguns conceitos básicos, que são muito importantes para o desenvolvimento do conteúdo propriamente dito.

No estudo do movimento de terra podemos destacar alguns conceitos básicos, tais como:

  1. Referencia de Nível (RN): é uma altura (normalmente baseada ao nível do mar) pré-determinada que servirá de referencia para determinar o perfil do terreno.
  2. Perfil do terreno: é a variação de altura de qualquer ponto do terreno em relação ao RN.
  3. Terraplanagem ou terraplenagem: são serviços executados a fim de modificar o perfil natural do terreno para o perfil desejado em projeto.
  4. Empolamento: É o aumento do volume do solo, originado pelo movimento do solo natural e a consequente desorganização e aumento de vazios entre seus grãos.
  5. Compactação: É o processo que consiste em aproximar ao máximo os grãos de um solo, preenchendo os espaços vazios restantes com água.
  6. Talude natural: É a inclinação máxima em relação a horizontal que um solo pode permanecer sem desmoronar.

Também podemos destacar equipamentos para os serviços de terraplenagem, tais como:

  1. Para escavação: escavadeiras / retroescavadeiras / tratores de lâmina / drag line moto scraper
  2. Para carga: escavadeiras / retroescavadeiras drag line / carregadeiras
  3. Para transporte e descarga: caminhões basculantes
  4. Para espalhamento: tratores de lâmina moto scraper / motoniveladora
  5. Para compactação: rolos compactadores / sapos mecânicos