C.3 Tipos de alvenarias quanto aos materiais
Alvenaria de blocos
Os blocos caracterizam-se por serem pedras artificiais (cerâmica ou concreto) de maiores dimensões, mesmo com custo unitário mais alto, podem ser mais econômicas, pelo menor consumo de pedras por metro quadrado, menor consumo de argamassa, maior rapidez de execução, aproveitamento dos vazios para as instalações de água e luz, ou para a execução de pilares ou vigas sem a necessidade de forma...

Leia-se:
- Esta foto mostra os detalhes da execução de uma alvenaria de blocos cerâmicos. Especial atenção para o filete de
argamassa de assentamento, a fim de evitar desperdícios.
- Aqui podemos visualizar uma alvenaria de blocos de concreto. Observem os espaços entre os panos, para a concretagem de pilares e também muita atenção para o detalhe do terreno, identificando que esta alvenariaésubterrânea.
- Como na foto C.4 o detalhe do filete da argamassa de assentamento da alvenaria de blocos. Nesta foto podemos observar como é feito este flete.
Alvenaria de tijolos maciços
Os tijolos maciços, são blocos maciços de cerâmica cozida, com dimensões médias de 23x11x5 cm. Eles fornecem uma parede com bastante resistência, mas com um consumo bastante grande de tijolos e também de argamassa. Conforme a disposição dos tijolos estas paredes podem ser classificadas em:
- Parede a cutelo – oi parede de 5cm, pouco usadas, sem resistência nenhuma
- Parede frontal – ou parede de 15cm, usada principalmente para alvenarias internas
- Parede tição – ou parede de 25cm, usada principalmente para alvenarias externas

Alvenarias de tijolos furados
Os tijolos furados são blocos vazados de argila cozida, com dimensões bastante variadas conforme os fabricantes e o numero de furos de cada peça. Tem um consumo de material e argamassa inferior aos tijolos maciços, mas também uma resistência inferior. Conforme a disposição dos tijolos estas paredes podem ser classificadas em:
- Parede a cutelo – ou parede de 10cm, usada principalmente para alvenarias internas
- Parede frontal – ou parede de 20cm, usada principalmente para alvenarias externas

Alvenarias de tijolos à vista
São paredes executadas normalmente com tijolos maciços na posição frontal, com extremo cuidado no alinhamento, no prumo e no nível, uma vez que não receberão revestimento de reboco. É comum o rebaixamento das argamassas de fixação dos tijolos, para um efeito estético mais aprazível.

Painéis pré fabricados
- Dry Wall
- Substituindo a tradicional alvenaria, os painéis pre fabricados (dry wall) painéis constituídos de madeira revestidos com placas de fibro cimento ou CRFS (cimento reforçado com fio sintético) tem tido um rápido crescimento no seu uso, pela rapidez de execução, leveza (consequentemente diminuindo cargas na estrutura e na fundação), limpeza (inclusive gerando o termo de obra seca), total reaproveitamento em caso de remanejo, aceitando qualquer tipo de revestimento, bom isolamento térmico e acústico, e sem geração de entulhos.
- Gesso acartonado
- Outro material que tem substituído as tradicionais alvenarias são os painéis de gesso acartonado, composto de um miolo de gesso e aditivos, envolto por um cartão fabricado a partir da gipsita natural. Como o dry wall, tem rapidez na execução, montagem sem entulho ou desperdício de materiais pode receber tratamento para terem um bom isolamento térmico e acústico, facilidade das instalações auxiliares.
Mas apresentam certas desvantagens quanto às paredes dry wall, como um custo mais elevado e problemas com umidade.
|
 |
Bem pessoal, novamente fica a cobrança das leituras, das visitas nos sites recomendados e principalmente da participação no fórum de debates, para que possamos firmar mais os nossos entendimentos e conhecimentos.
|
|
|
|