Unidade D – Revestimentos

D.1 Argamassados

Entre os revestimentos executados com argamassas destacamos:

Reboco

O reboco tradicional é um revestimento composto de três etapas, que são:

  1. Chapisco - O chapisco normalmente é um revestimento de base, com a finalidade de aumentar a aderência para outros revestimentos, eventualmente ele é um revestimento de acabamento, por ser poroso e facilitar o acumulo de sujeira. Ele é feito com argamassa de cimento e areia num traço que varia de 1:3 a 1:5

  2. Leia-se:

    1. Neste exemplo didático, podemos observar alvenarias sem nenhum revestimento e alvenarias com o revestimento de aderência, chamado de chapisco ou salpique.
    2. Novamente uma parede apenas chapiscada.
  3. Emboço - É uma camada de argamassa mista de cimento, cal e areia, traço 1 : 2 : 8. Sobre a superfície chapiscada faz-se a fixação de gabaritos de madeira aprumados chamados de taliscas, posteriormente preenche-se o espaço verticais entre estas taliscas, formando-se assim as mestras. O espaçamento entre cada uma das mestras, denominados de panos são preenchidos com a argamassa e regularizados através de réguas que podem ser de madeira ou de alumínio.
  4. Leia-se:

    1. Aqui podemos observar uma parede que já teve o revestimento de base ou aderência (chapisco) e esta com as taliscas para a continuidade do revestimento.
    2. Nesta imagem, podemos observar a mestra que esta servindo para base do enchimento do emboço.
    3. Alvenaria emboçada e somente sarrafeada. Atentem que ainda é possível ver as taliscas que serviram para o prumo e o alinhamento deste emboço.
  5. Reboco - É a camada de acabamento da superfície, executada com argamassa constituída por uma pasta de cal e areia escaiola, com adicionamento de pouco cimento, podendo ser aplicada com desempenadeira de aço e/ou feltro.

Reboco paulista ou reboco de uma massa só

O reboco tradicional foi aos poucos substituído pelo reboco paulista, que consiste em um emboço com uma argamassa de granulometria mais uniforme diretamente sobre o chapisco e que depois de reguado (sarrafeado) como o emboço, é então desempenado, com desempenadeira de madeira, e finalmente levando uma demão de feltro de pasta de cal, para preenchimento dos vazios.