Olá a todos, mais uma unidade para nossos estudos, agora é sobre impermeabilizações.
Todos já devem ter escutado ou mesmo vivenciado o problema com umidade em sua casa, ou em qualquer outro lugar.
A agua é indispensável no uso humano, como também nas obras, mas às vezes ela é indesejável. Pois bem, esta unidade, IMPERMEABILIZAÇÕES, é que vai nos ajudar a executar uma obra de forma que não tenhamos futuros problemas com a umidade.
Em uma construção, diversas vezes algumas superfícies ficam expostas as intempéries e como consequência, a degradação das mesmas e de outras partes da obra que acabam sendo atingidas deve ser evitado. A água é um dos elementos da natureza que deve permanecer fora da estrutura da construção.
Impermeabilizações são os processos executivos que impedem a penetração da água. Em algumas etapas da construção as impermeabilizações são indispensáveis, como por exemplo, a impermeabilização das fundações, de terraços, de floreiras, de áreas úmidas como banheiros etc.
Após a preparação das superfícies como perfeita limpeza, preenchimento de ninhos ou falhas na estrutura, colocação de tubulações então será executado o processo de impermeabilização propriamente dito.
Em muitos casos as impermeabilizações para terem uma vida útil adequada, são necessárias proteções destas impermeabilizações, que chamaremos de proteção mecânica e que consiste normalmente numa camada de argamassa de pelo menos 3 cm.
Diversos tipos de materiais podem ser utilizados para a impermeabilização no transcorrer da obra, como por exemplo, impermeabilizantes incorporados às argamassas, resinas, etc... que dão origem as impermeabilizações rígidas.
Dentre as impermeabilizações executadas após a estrutura da obra e de acordo com os materiais que as identificam, classificaremos as impermeabilizações em: Pinturas e Mantas.