F.2 Mantas
As mantas são materiais a base de resina asfáltica, com uma camada ou não de alumínio, para a reflexão do calor. São vendidas em rolos de 1,0 metro de largura e comprimento médio de 10,0 metros, com espessuras que variam de 2mm até 5mm. Elas são amplamente usadas em áreas de sacadas ou terraços, sendo soldadas a estrutura apenas nas bordas através da fundição da própria manta por meio de aplicação de calor com um maçarico, após a fixação da primeira largura, as próximas serão aplicadas com sobreposição de 10 cm.
Depois da impermeabilização com a manta em uma determinada área, com especial atenção aos ralos de escoamento, ao rodapé que a manta deve formar subindo verticalmente na parede pelo menos 20 cm, deve-se fazer um teste de impermeabilização, enchendo-se a superfície com uma lamina de água de pelo menos 5 cm e verificar possíveis vazamentos ou infiltrações.

Leia-se:
- Nesta sequencia de imagens, podemos observar o processo de impermeabilização de uma área com manta asfáltica. Observamos o uso de maçarico a gás para o aquecimento da manta e sua perfeita soldagem na superfície. Também podemos presenciar o uso de rolo ou de colher de pedreiro para poder firmar a manta quente contra a superfície a ser impermeabilizada para a perfeita colagem.
|
 |
Como de costume, terminada a leitura deste pequeno resumo, estou convocando a todos para fortalecer o entendimento desta unidade, a partir das leituras recomendadas, e de outras afins, da visita aos sites e da participação nos debates.
|
|
|
|