G.2 – Pinturas sobre alvenaria
As superfícies revestidas de argamassa, ou mesmo as alvenarias aparentes são protegidas por tintas que são de diversas espécies, conforme demonstramos abaixo:
- Pintura com tinta a base de cal: as pinturas com cal tanto podem ser para superfícies internas ou externas e caracterizam-se por serem aplicadas com trinchas devido a textura líquida da tinta, pelo menos duas demãos aplicadas uma no sentido horizontal e outra no sentido vertical para melhor acabamento. São utilizados fixadores e/ou colas brancas para garantirem uma maior aderência da tinta à superfície, não leva nenhuma demão de tinta base ou fundo.
- Latex PVA: indicada para pinturas internas com as mais diversas cores, a pintura PVA pode ser aplicada sobre o selador, sobre a massa corrida e também sobre texturas. Aplicação a rolo de lã ou sintético e/ou pincel com pelo menos duas demãos. Conforme a qualidade da tinta pode ser aplicada em superfícies externas.
- Tinta acrílica: as tintas acrílicas são indicadas para as superfícies externas, por sua maior durabilidade podendo também, ser empregadas nas pinturas internas. Tem uma variedade de cores e pode ser brilhosa, fosca ou semi-fosca. Devem ser aplicadas pelo menos duas demãos, com rolo de lã ou sintético e/ou pincel sobre as superfícies previamente preparadas com selador, massa corrida ou texturas.
- Outras tintas: nas alvenarias com tijolos à vista a proteção pode ser feita de duas maneiras distintas:
- Limpeza, uma demão de selador transparente e duas demãos de silicone.
- Limpeza, uma demão de selador transparente e duas demãos de verniz transparente.

Leia-se:
- Textura que pode ser aplicada nas pinturas de paredes.
- Textura que pode ser aplicada nas pinturas de paredes.
- Detalhe da pintura de uma superfície de concreto sem nenhum revestimento.
- Nesta foto podemos observar a pintura de uma alvenaria aparente (tijolo à vistas), pintado na cor branca.
- Textura que pode ser aplicada nas pinturas de paredes.