Usuário e dependente
Não se pode considerar que todos os usuários venham a se tornar dependentes, as pessoas têm diversos motivos para começar a usar algum tipo de substância. Existe um momento no qual o usuário se torna dependente, que pode variar de indivíduo para indivíduo.
A dependência é uma patologia, em que o indivíduo é conduzido a um estado de uso compulsivo do fármaco ou droga, de maneira que ele não consegue controlar. O dependente se isola socialmente, não tendo contato nem mesmo com os familiares e amigos. Acabam ocorrendo problemas laborais e é muito comum que ocorram problemas com a justiça criminal. O anseio pela substância é sempre maior do que os cuidados e em muitos casos, os dependentes acabam adquirindo doenças infectocontagiosas e a contaminação com vírus da hepatite e HIV.
Existe um componente genético para a dependência. Por exemplo, os filhos de alcoólatras têm uma probabilidade maior de, futuramente, desenvolverem o alcoolismo, mesmo que sejam criados por pais que não sejam alcoólatras.