Unidade C - Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência

Sistema de recompensa

Neste item, veremos como ocorre o sistema de recompensa nos nossos cérebros, ou seja, como ele reage quando fizemos algo que nele está “gravado” como algo bom.

Durante a evolução, fomos dotados de um sistema de recompensa dominante que tem como função garantir a sobrevivência do individuo e da espécie.

Esclarecendo...  Existem recompensas naturais (alimento, água, sexo, maternidade) que são marcadas no nosso cérebro como memórias felizes e prazerosas, tornando-se um reforço para que o indivíduo repita tais ações. Hoje é sabido que a experiência da recompensa é acompanhada pela produção de dopamina (DA). O uso de drogas ou fármacos também estimula a produção de DA, além, de causar outros tipos de interações que aumentam os seus efeitos.

Para se ter uma base de comparação, os alimentos aumentam em 45% os níveis de DA, enquanto que a anfetamina e a cocaína elevam esses níveis em 500%. A cocaína inibe a recaptura da dopamina, o que prolonga os efeitos da dopamina liberada e a anfetamina, além de inibir a recaptura de DA, também aumenta sua liberação no terminal sináptico.

 

Clique aqui e veja a animação da ação da dopamina na fenda sináptica, com e sem a presença da cocaína