Ementa: Análise e interpretação de gêneros textuais em português e em espanhol; Análise e produção de textos técnico-científicos curtos: resumos acadêmicos e resenhas de obras relacionadas ao curso; Elaboração de projetos de pesquisa; Estudo de técnicas de entrevista e de apresentação oral; Reflexão sobre situações de produção e de recepção de textos; Estudo sobre coesão e coerência, revisão gramatical e adequação vocabular.

Ementa: Introdução às técnicas de leitura. Estudo de textos, gráficos, tabelas, diagramas e fluxogramas. Estudo de falsos cognatos, comparativos e superlativos, referência contextual e vocabulário específico da área

Ementa: Estudo dos conceitos básicos de informática, sua a evolução e história. Caracterização de componentes lógicos e físicos do computador, Análise de os tipos de memórias. Busca da compreensão da informação e sua representação no sistema numérico. Estudo dos tipos de software. Aprofundamento de soluções de softwares utilitários e para escritório. Estudo sobre a utilização da internet de forma segura e de seus diversos serviços. Detalhamento sobre os problemas de segurança, controle de acesso e proteção a vírus.

Ementa: Estudo e desenvolvimento de algoritmos e estruturas básicas de controle. Definição e utilização de variáveis e constantes; condições e expressões lógicas e matemáticas; técnicas de resolução de problemas; operadores aritméticos, relacionais e lógicos. Apresentação de estruturas de dados homogêneos (vetores e matrizes); registros; sub-rotinas e passagem de parâmetros

Ementa: Estudo dos fundamentos da lógica. Introdução à indução Matemática e as técnicas de demonstração. Estudo da teoria dos conjuntos, relações e funções. Caracterização de recursão. Estudo de análise combinatória. Introdução da teoria dos grafos.

Ementa: Introdução geral ao estudo antropológico, ético e político. Identificação dos principais paradigmas antropológicos, éticos e políticos da história ocidental. Estudo dos aspectos estruturantes da vida humana, das relações humanas e das suas inter-relações ecológicas. Busca da compreensão das principais fundamentações da ética, seu aprofundamento e aplicação nas relações humanas, sobretudo, ao mundo do trabalho e à crise ecológica. Reflexão sobre as principais teorias do Estado e formas de governo, os tipos de democracia, as formas de participação popular e a defesa dos Direitos Humanos. Pesquisa sobre o atual cenário das relações humanas, da ética e da cidadania nos países do Mercosul, sobretudo, Brasil e Uruguai.

Skip Navigation